Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Trump sugere que Zelensky aceite ceder territórios para encerrar guerra; União Europeia reage com sanções mais duras contra Moscou

    agosto 17, 2025

    Robôs disputam corrida, futebol e até boxe em “Olimpíadas” realizadas na China

    agosto 17, 2025

    Bolsonaro tem quadro persistente de esofagite e gastrite, diz boletim médico

    agosto 17, 2025
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Larissa Manoela posa em estúdio para novas fotos

      agosto 14, 2025

      Hytalo Santos: Advogado revela por que decidiu deixar caso do influenciador

      agosto 14, 2025

      Mariana Goldfarb desabafa sobre cansaço das redes sociais: ‘Geram competição e comparação’

      agosto 12, 2025

      Aos 66 anos, morre o cantor e compositor Arlindo Cruz

      agosto 8, 2025

      Gilberto Gil resgata fotos para celebrar dia em que seria o aniversário de 51 anos de Preta Gil

      agosto 8, 2025
    • Tecnologia

      Robôs disputam corrida, futebol e até boxe em “Olimpíadas” realizadas na China

      agosto 17, 2025

      App da Meta AI é lançado no Brasil e funciona independente do WhatsApp

      agosto 14, 2025

      Apple tem data limite para dar mais liberdade para devs de navegadores alternativos

      agosto 12, 2025

      Governo revela detalhes de app de comunicação interna que vai substituir WhatsApp

      agosto 8, 2025

      GPT-5: nova versão do ChatGPT chega para todos com maior evolução até agora

      agosto 8, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

      agosto 15, 2025

      Aumenta energia sem colesterol, melhora digestão e fortalece ossos: os benefícios da tapioca

      agosto 14, 2025

      Chuchu gratinado fit: cremoso, leve e muito saboroso

      agosto 14, 2025

      Médicos revelam 10 fatos essenciais sobre colesterol que todos devem conhecer

      agosto 12, 2025

      Batatas podem aumentar o risco de diabetes? Entenda a relação e como consumir de forma segura

      agosto 12, 2025
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    Entenda o que é pneumonia silenciosa, que tem alertado autoridades de saúde

    By Agência Cearensemaio 28, 2025 Saúde e Bem-Estar
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Entenda o que é pneumonia silenciosa, que tem alertado autoridades de saúde – Noticias R7
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    Casos aumentam no país, especialmente em São Paulo, e despertam alerta por sintomas discretos que dificultam o diagnóstico precoce

    Saúde|Arthur Almeida, da Agência Einstein

    28/05/2025 – 02h00 (Atualizado em 28/05/2025 – 02h00)

    Pexels – Pneumonia silenciosa, tosse Andrea Piacquadio/Pexels

    Um tipo de pneumonia conhecida como “silenciosa” tem gerado preocupação entre médicos e pais. Embora menos perceptível nos primeiros sintomas, essa forma da doença — também chamada de pneumonia assintomática, atípica ou subclínica — pode levar a complicações graves se não for diagnosticada e tratada corretamente.

    Ao contrário da pneumonia “típica”, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que provoca sintomas clássicos como febre alta, tosse intensa e dor no peito, a versão silenciosa costuma se desenvolver de forma mais discreta. Em geral, os sinais aparecem apenas nos estágios mais avançados da infecção, aumentando o risco de hospitalização, especialmente entre crianças.

    Daí a importância de pais e responsáveis ficarem atentos a alguns sinais associados a infecções pulmonares. Merecem atenção dificuldade para comer, falta de disposição para realizar atividades cotidianas, chiado no peito, costela retraída, pouca vontade de fazer xixi e episódios de febre baixa.

    Microrganismos como Mycoplasma sp., Chlamydophila sp. e alguns vírus respiratórios — incluindo os da influenza e o coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19 — estão entre os principais causadores desse tipo de pneumonia. “Dado que a patologia é a mesma, não podemos falar que a pneumonia silenciosa é uma doença diferente da pneumonia típica”, explica a pneumologista Marcela Costa Ximenes, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). “Não se trata nem de uma variante nova”, acrescenta.

    Apesar de não ser uma doença de notificação obrigatória no Brasil e da escassez de exames que identifiquem com precisão o agente causador da infecção, a pneumonia ainda representa um desafio significativo para o sistema de saúde, sobretudo no que diz respeito aos quadros atípicos. A falta de dados específicos sobre esses casos limita a compreensão da real dimensão do problema.

    Em 2024, houve um aumento de 5% no número total de internações por pneumonia no sistema público de saúde brasileiro em relação ao ano anterior — foram 701 mil pacientes internados, contra 666,9 mil em 2023, segundo o DataSUS. Ainda mais preocupante é o crescimento de 12% no número de mortes pela doença: 73.813 óbitos em 2024 ante 65.846 no ano anterior.

    O estado de São Paulo registrou crescimento acima da média nacional tanto nas internações quanto nos óbitos. Municípios paulistas também relataram um aumento de casos de pneumonia sem febre, o que levanta alerta para formas atípicas da infecção que podem dificultar o diagnóstico precoce.

    Esses números reforçam a necessidade de vigilância epidemiológica mais detalhada e de maior atenção às manifestações menos comuns da doença. A pedido da Agência Einstein, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo levantou que, sem distinção das pneumonias típicas e atípicas, as internações aumentaram em 6,7%. Já as mortes saltaram quase 13% entre 2023 e 2024: de 23.084 para 25.983.

    “Por meio das notificações vindas de laboratórios que conduzem análises das poucas amostras de vírus e bactérias coletadas durante os exames de diagnóstico, é possível estimar que a pneumonia atípica representa de 30% a 40% do total de quadros de pneumonia”, destaca Ximenes. “Isso equivale a uma incidência de um a quatro casos assintomáticos para cada 1.000 pessoas.”

    Motivos por trás do surto atual

    Para o pneumopediatra Luiz Vicente Ribeiro, do Hospital Israelita Albert Einstein, o surto atual de pneumonia silenciosa deriva, sobretudo, da circulação de duas bactérias: Mycoplasma sp. e Chlamydophila sp. Antes da pandemia de Covid-19, acreditava-se que elas tinham uma sazonalidade de dois a três anos, mas isso parece ter mudado.

    “As pneumonias nas crianças sempre foram algo muito comum. Mas, à medida que esses jovens foram afastados das escolas para os proteger do coronavírus, isso levou a uma redução dramática na frequência de infecções respiratórias como um todo”, lembra Ribeiro. A diminuição na circulação desses microrganismos impediu que as crianças desenvolvessem imunidade contra eles.

    Com a retomada da vida normal, a população acabou se tornando mais suscetível a tais infecções. “De volta às escolas, muitas crianças precisaram lidar com ambientes lotados de vírus e bactérias com os quais elas não haviam criado resistência após anos em casa”, explica o médico.

    Para ele, a tendência é que esse fenômeno continue até que a população volte a ter imunidade contra esses agentes infecciosos. Até lá, é possível que os surtos de doenças atípicas, como a própria pneumonia silenciosa, aconteçam de maneira mais frequente e perdurem por mais tempo – todos os meses do outono e do inverno, por exemplo.

    Diagnóstico e tratamento

    O diagnóstico da pneumonia silenciosa é semelhante ao de uma pneumonia típica. Normalmente, é feita uma avaliação clínica com anamnese, exame de ausculta dos ruídos e radiografia do tórax. Em alguns casos, é indicada uma análise de material coletado nas vias respiratórias por meios de exames como o de proteína C-reativa (PCR). Essa investigação é capaz de identificar uma boa quantidade de vírus e bactérias respiratórias, mas como seu resultado não altera a abordagem de tratamento, ele costuma ser deixado de lado.

    A partir do diagnóstico, o tratamento é baseado na história clínica do paciente, com uma abordagem que pode propor o uso de diferentes medicamentos. Nos cuidados com pneumonias típicas, a recomendação em geral é usar antibióticos comuns, como a penicilina. Contudo, essa classe de medicamentos não é efetiva no combate à Mycoplasma sp., que está por trás de muitos casos atípicos (ou silenciosos).

    A demora na busca por atendimento médico pode aumentar significativamente o risco de complicações graves à saúde. Entre os problemas estão insuficiência renal, pulmonar ou cardíaca, acidente vascular cerebral (derrame), necessidade de entubamento com ventilação mecânica, sepse, diálise e até mesmo encefalite.

    Métodos de prevenção

    Uma vez que a pneumonia silenciosa também é transmitida por meio do contato direto com secreções contaminadas, as orientações preventivas são similares aos cuidados recomendados durante a pandemia de Covid-19: uso de máscara em ambientes muito lotados (especialmente em hospitais e clínicas médicas), uso de álcool em gel, higienizar bem as mãos com água e sabão e evitar contato com pessoas com sintomas gripais.

    Embora a vacina pneumocócica proteja apenas contra a pneumonia típica (Streptococcus pneumoniae), ela continua sendo altamente recomendada para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A imunização está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante as campanhas anuais.

    Se desconfiar de algum sintoma em você ou no seu filho, procure um serviço de pronto-atendimento. “Apesar da mudança da sazonalidade das infecções e dos possíveis riscos que uma pneumonia sem sintomas pode trazer, é importante lembrar que nós já conhecemos essa doença”, observa Ximenes. “Não há motivos para se criar alarde.”

    Para ver este vídeo, ative o JavaScript ou considere uma atualização para um navegador da Web que suporte vídeo HTML5

    Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Saúde e Bem-Estar
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    Alzheimer precoce se manifesta entre os 50 e 65 anos

    agosto 15, 2025

    Aumenta energia sem colesterol, melhora digestão e fortalece ossos: os benefícios da tapioca

    agosto 14, 2025

    Chuchu gratinado fit: cremoso, leve e muito saboroso

    agosto 14, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    Empresa em Fortaleza é interditada por suspeita de falsificação de remédio contra câncer

    agosto 17, 2025

    Uece abre 239 vagas para seleção de professores temporários e substitutos

    agosto 14, 2025

    PRF apreende mais de 500 kg de cocaína com destino ao interior do CE

    agosto 14, 2025
    Brasil

    Bolsonaro tem quadro persistente de esofagite e gastrite, diz boletim médico

    agosto 17, 2025

    Hytalo e marido passam por audiência de custódia e seguem presos em SP

    agosto 17, 2025

    Bolsonaro deixa prisão domiciliar para fazer exames médicos em Brasília

    agosto 16, 2025
    Mundo

    Trump sugere que Zelensky aceite ceder territórios para encerrar guerra; União Europeia reage com sanções mais duras contra Moscou

    agosto 17, 2025

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2025 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.