Por mais que o exercício ajude a manter o peso controlado e evite diversos problemas de saúde, se você exagerar na dose, pode ter problemas. O excesso de treinamento gera um grande desgaste no organismo, que não consegue se recuperar do esforço, levando ao chamado overtraining.
A partir do momento em que a pessoa entra nessa situação, há uma queda do sistema imunológico, e o corpo fica suscetível a vários problemas, como gripes, amigdalites, insônia, irritabilidade e, no caso das mulheres, amenorreia, que é a falta de menstruação.
O treinamento intenso e exagerado também está associado a arritmias cardíacas, alterações da estrutura do coração, com dilatação das câmaras cardíacas e possibilidade de aumento das fibras do músculo cardíaco e da calcificação coronariana.
O limite de atividade física é muito individual. Ele varia conforme nível de treinamento, intensidade do exercício, alimentação, idade, descanso entre outros fatores. Por isso, é muito importante a orientação de um educador físico, que vai saber planejar a rotina ideal para você.