O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o Ceará é o estado com a maior capacidade de investimento do Brasil. O chefe do Legislativo cearense falou sobre o assunto nesta terça-feira (16), durante solenidade no Palácio da Abolição.
Aldigueri destacou que os estados podem ter uma Dívida Consolidada Líquida (DCL) de até 200% da Receita Corrente Líquida (RCL). Ou seja, o endividamento das Unidades da Federação não pode ser superior ao dobro do valor de sua receita nos últimos doze meses.
Apesar disso, como frisou o deputado estadual, no Ceará, o estado está fechando o ano com apenas 26% da RCL para a captação de recursos.
“Se o governador pode tomar R$ 5,4 bilhões em investimento, é porque o Estado do Ceará tem capacidade para isso”, afirmou.Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão sem a capacidade de contrair empréstimos, com suas capacidades de endividamento esgotadas. O presidente da Alece destacou ainda que, em três anos, o Estado alcançou o maior investimento nominal da sua história, a maior quantidade de obras da sua história e o recorde na geração de emprego e renda. Pela primeira vez, como destacou ele, o Ceará possui mais pessoas com carteira assinada do que beneficiários do Bolsa Família. O parlamentar falou sobre o assunto no Palácio da Abolição, em evento de anúncio de mais de R$ 230 milhões para a pavimentação de vias municipais. Na ocasião, estavam presentes mais de 100 prefeitos, deputados, líderes de comunidades e o governador Elmano de Freitas (PT).
Faça seu comentário

