As primeiras viaturas semiblindadas, que vão reforçar a frota da Polícia Militar do Ceará (PMCE), chegaram nesta terça-feira (6). A princípio, foram entregues 30 veículos de um total de 136, que representam um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões. A aquisição integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado.
O governador Elmano de Freitas (PT), que acompanhou o desembarque dos carros, destacou a importância dessas novas viaturas para o trabalho diário dos agentes. “Todos esses esforços têm como objetivo garantir a segurança desse grande profissional que protege o povo cearense: o policial militar”, afirmou.
As 136 viaturas semiblindadas são do modelo Renault Duster. Até a próxima sexta-feira (9), já estarão em solo cearense 50 novos veículos. “No nosso entendimento, é muito importante garantir mais segurança para o trabalho do policial militar”, complementou o governador.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, agradeceu o investimento e ressaltou a importância da iniciativa. “Isso é uma conquista, uma proteção para a vida dos profissionais que trabalham dia e noite protegendo a nossa população”, destacou.
As viaturas passaram por uma mudança no padrão visual, adotando as cores verde e branca. “Uma identidade visual muito forte com a cor da farda e atende a um dos quesitos funcionais da Polícia Militar, que é a ostensividade. Dessa forma, aumenta a presença e a visibilidade da corporação”, explicou Sá.
De 2023 para cá, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) já recebeu o reforço de 575 novas viaturas. Com características distintas das viaturas utilizadas anteriormente pela corporação, os novos veículos semiblindados representam um avanço operacional no policiamento ostensivo, explicou o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio.
“Já treinamos cerca de 6 mil policiais militares para atuarem nessas viaturas semiblindadas para que, em uma situação de confronto, saibam exatamente o que fazer e onde estarão melhor protegidos. Essa é uma grande evolução para a Polícia Militar do Ceará e para a segurança pública do estado como um todo”, concluiu Sampaio.

