Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    IJF amplia em 124% a realização de ressonâncias e acelera diagnósticos na rede municipal

    fevereiro 3, 2026

    Ceará registra queda de quase 8% nos homicídios

    fevereiro 3, 2026

    Ônibus que partiu de Juazeiro do Norte capota e 15 romeiros morrem em Alagoas

    fevereiro 3, 2026
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é presa em Orlando, nos EUA

      fevereiro 3, 2026

      Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global

      fevereiro 2, 2026

      Gracyanne Barbosa é pedida em namoro e oficializa relação com Gabriel Cardoso

      fevereiro 2, 2026

      BBB 26 acumula polêmicas em menos de um mês; relembre os principais episódios

      janeiro 31, 2026

      Atriz de “Esqueceram de Mim”, Catherine O’Hara morre aos 71 anos

      janeiro 31, 2026
    • Tecnologia

      Nova descoberta que fortalece ossos tem efeito promissor contra osteoporose

      dezembro 3, 2025

      Banco Central lança mecanismo contra abertura de contas com uso de ‘laranjas’

      dezembro 3, 2025

      Ceará começa a instalar o primeiro relógio atômico de césio do Nordeste

      dezembro 1, 2025

      Fortaleza sediará torneio regional de robótica educacional com mais de 700 participantes

      novembro 19, 2025

      Vazamento expõe 180 milhões de senhas e e-mails do Gmail. Saiba se sua conta foi afetada

      outubro 28, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      IJF amplia em 124% a realização de ressonâncias e acelera diagnósticos na rede municipal

      fevereiro 3, 2026

      Governo Federal descarta ameaça ao Brasil pelo vírus Nipah

      janeiro 31, 2026

      Anvisa libera cultivo de cannabis medicinal e amplia acesso a remédios no Brasil

      janeiro 29, 2026

      Índia entra em alerta após confirmar cinco casos do vírus letal Nipah; veja riscos

      janeiro 26, 2026

      Governo do Ceará empossa 221 novos servidores da Saúde nesta segunda-feira

      janeiro 26, 2026
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    O efeito borboleta: cientistas podem ter revelado mistério de 50 anos

    By Agência Cearensemarço 27, 2025 Ciência
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    a-imagem-apresenta-o-efeito-borboleta-hofstadter
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um novo estudo publicado na revista científica Nature revela que uma equipe de cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, afirma ter desvendado um grande mistério relacionado ao efeito borboleta.

    Mas não é o efeito borboleta que você está imaginando. Trata-se de um fenômeno teorizado pela primeira vez em 1976, conhecido como a borboleta de Hofstadter. Esse fenômeno, também chamado de padrão de borboleta quântica, foi previsto pelo físico estadunidense Douglas Hofstadter — o nome é uma homenagem ao cientista.

    É um tipo de padrão fractal que surge quando elétrons interagem com um campo magnético; quando observado, ele realmente se parece com as asas de uma borboleta.

    Apesar de ter sido teorizado há quase 50 anos, nenhum experimento havia conseguido observar o padrão da borboleta quântica em um material real. Pelo menos, até agora.

    No estudo, os pesquisadores conseguiram identificar a borboleta de Hofstadter durante um experimento de supercondutividade em grafeno com padrão de moiré. Uma curiosidade interessante é que a descoberta aconteceu por acaso.

    Durante esses testes de supercondutividade, um desalinhamento acidental acabou criando as condições perfeitas para o surgimento do padrão fractal. Os cientistas utilizaram duas camadas de grafeno organizadas em um padrão hexagonal, que possibilita a formação do efeito moiré. Foi justamente dentro desses pequenos cristais de moiré que os físicos conseguiram observar a borboleta de Hofstadter.

    Isso significa que este é o primeiro estudo a registrar, de forma experimental, o padrão da borboleta quântica em um material real. Pesquisas anteriores já haviam tentado observar esse fenômeno e, embora não tenham conseguido, trouxeram diferentes perspectivas e contribuíram para o avanço do conhecimento sobre o tema.

    A imagem apresenta a borboleta de Hofstadter, um padrão fractal quântico observado de forma direta pela primeira vez em um material real. (Fonte: Yazdani group)

    “Esses cristais moiré forneceram um cenário ideal para observar o espectro de Hofstadter ao submeter elétrons que se moviam neles a um campo magnético. Esses materiais foram extensivamente estudados, mas até agora a autosimilaridade do espectro de energia desses elétrons permaneceu fora de alcance”, disse um dos autores do artigo, Ali Yazdani, em um comunicado oficial.

    Apesar de ter sido a primeira vez que foi observada em um material real, a borboleta de Hofstadter já havia sido reproduzida na década de 1990, por meio de um dispositivo de micro-ondas com dispersores. Nos anos seguintes, foram realizados experimentos com gás de elétrons, substratos de nitreto de boro hexagonal, além de diversas simulações computacionais.

    Borboleta de Hofstadter

    Os fractais são comuns na natureza, comumente observados em plantas, flocos de neve, formações geológicas, entre outros. No reino quântico, eles são considerados raros, tanto que a borboleta de Hofstadter em materiais reais existia apenas na teoria até agora.

    Na previsão hipotética de Douglas Hofstadter, os níveis de energia de elétrons confinados em cristais bidimensionais, sob a influência de um campo magnético, formariam um padrão fractal semelhante às asas de uma borboleta.

    A recente descoberta começou em 2018, quando pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) compreenderam que elétrons confinados em materiais com cristais de moiré podem apresentar condições para a supercondutividade.

    A partir desse avanço, a equipe do novo estudo passou a investigar mais a fundo o comportamento da supercondutividade nesses materiais — por isso, utilizaram o grafeno.

    Durante a produção das amostras de grafeno, os pesquisadores empilharam e torceram duas folhas formadas por átomos de carbono, mas não conseguiram atingir o ângulo perfeito que planejavam para o estudo. Um padrão de moiré acabou se formando, mas de um jeito inesperado. Foi justamente isso que possibilitou a manifestação do padrão teorizado por Hofstadter.

    “Desde o trabalho original de Hofstadter, houve muitos experimentos e artigos maravilhosos sobre o assunto, mas, antes do nosso trabalho, ninguém havia realmente visualizado esse lindo espectro de energia. Nossa descoberta foi basicamente um acidente”, admitiu Nuckolls. “Não pretendíamos encontrar isso”, disse um dos principais autores do artigo, Kevin Nuckolls.

    Novas possibilidades quânticas

    Os pesquisadores utilizaram um microscópio de varredura por tunelamento (STM) para coletar imagens dos cristais de moiré com resolução atômica. Com isso, puderam analisar os níveis de energia no material e detectar o fenômeno; inclusive, inicialmente, não foi reconhecido como a borboleta teorizada há mais de 50 anos.

    Eles explicam que o STM foi essencial para o experimento, já que é um dos poucos instrumentos capazes de oferecer a sensibilidade necessária para medir a energia dos elétrons em materiais.

    o-gráfico-apresenta-os-resultados-do-estudo-sobre-a-borboleta-hofstadter
    A imagem apresenta um gráfico que mostra as mudanças nas energias dos elétrons (vertical) devido ao campo magnético (horizontal), resultando nas linhas coloridas que representa o padrão de Hofstadter. (Fonte: Yazdani group)

    “O STM é uma sonda de energia direta, que nos ajuda a relacionar de volta aos cálculos originais de Hofstadter, que eram cálculos de níveis de energia. Estudos anteriores sobre a borboleta de Hofstadter foram baseados em medições de resistência elétrica que não medem energia”, disse outro coautor do artigo, Myungchul Oh.

    Os autores sugerem que esse pode ter sido o motivo pelo qual estudos anteriores não conseguiram observar a borboleta de Hofstadter, pois se basearam em medições de resistência elétrica, e não diretamente na energia dos elétrons.

    Por enquanto, a pesquisa não apresenta nenhum tipo de aplicação prática direta na mecânica quântica, mas pode ser fundamental para futuros estudos sobre o tema. Como a borboleta de Hofstadter revela um espectro de estados topológicos, os autores afirmam que esses estados podem ser importantes para compreender melhor as propriedades quânticas observadas.

    Experimentos recentes revelaram padrões no comportamento de elétrons em materiais exóticos, que levantam hipóteses sobre novas formas de transmitir energia. Quer saber mais? Entenda como elétrons no limite podem oferecer a “energia perfeita”. Até a próxima!

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Ciência
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    Nova descoberta que fortalece ossos tem efeito promissor contra osteoporose

    dezembro 3, 2025

    Lentes de contato causam mal hálito: mito ou verdade?

    dezembro 3, 2025

    Ministra anuncia edital de R$ 300 milhões para financiar pesquisas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

    novembro 19, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    IJF amplia em 124% a realização de ressonâncias e acelera diagnósticos na rede municipal

    fevereiro 3, 2026

    Pesquisador desenvolve jogos didáticos para fortalecer educação ambiental e climática

    fevereiro 3, 2026

    Produtora de Aço em Maracanaú retoma atividades com visita do governador Elmano

    fevereiro 3, 2026
    Brasil

    Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

    fevereiro 3, 2026

    Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda

    fevereiro 2, 2026

    Governo Federal descarta ameaça ao Brasil pelo vírus Nipah

    janeiro 31, 2026
    Mundo

    Laura Fernández é eleita presidente da Costa Rica

    fevereiro 2, 2026

    Homem morto nos EUA segurava um celular

    janeiro 26, 2026

    Alto general chinês afastado é acusado de vazar segredos nucleares aos EUA, diz jornal

    janeiro 26, 2026

    9.000 voos são cancelados nos EUA antes de nevasca

    janeiro 24, 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2026 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.