Close Menu
Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Menu
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Meio Ambiente
    • Ciência
    • Concursos
    • Cultura
    • Economia
    • Tecnologia
    • Inovação
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo
    • Ciência
    • Giselle Dutra
    • Ranne Almeida
    What's Hot

    Eduardo Bolsonaro diz que está “disposto a ir às últimas consequências para retirar” Moraes do poder

    agosto 14, 2025

    Uece abre 239 vagas para seleção de professores temporários e substitutos

    agosto 14, 2025

    Ceará anuncia contratação de Rodriguinho, meia-atacante do Cruzeiro

    agosto 14, 2025
    X (Twitter) Instagram YouTube RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco
    Canal Whatsapp
    • Home
    • Notícias
      • Ceará
      • Brasil
      • Mundo
    • Entretenimento

      Larissa Manoela posa em estúdio para novas fotos

      agosto 14, 2025

      Hytalo Santos: Advogado revela por que decidiu deixar caso do influenciador

      agosto 14, 2025

      Mariana Goldfarb desabafa sobre cansaço das redes sociais: ‘Geram competição e comparação’

      agosto 12, 2025

      Aos 66 anos, morre o cantor e compositor Arlindo Cruz

      agosto 8, 2025

      Gilberto Gil resgata fotos para celebrar dia em que seria o aniversário de 51 anos de Preta Gil

      agosto 8, 2025
    • Tecnologia

      App da Meta AI é lançado no Brasil e funciona independente do WhatsApp

      agosto 14, 2025

      Apple tem data limite para dar mais liberdade para devs de navegadores alternativos

      agosto 12, 2025

      Governo revela detalhes de app de comunicação interna que vai substituir WhatsApp

      agosto 8, 2025

      GPT-5: nova versão do ChatGPT chega para todos com maior evolução até agora

      agosto 8, 2025

      Governo dos EUA terá acesso ao ChatGPT Enterprise pagando US$ 1 por ano

      agosto 8, 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      Aumenta energia sem colesterol, melhora digestão e fortalece ossos: os benefícios da tapioca

      agosto 14, 2025

      Chuchu gratinado fit: cremoso, leve e muito saboroso

      agosto 14, 2025

      Médicos revelam 10 fatos essenciais sobre colesterol que todos devem conhecer

      agosto 12, 2025

      Batatas podem aumentar o risco de diabetes? Entenda a relação e como consumir de forma segura

      agosto 12, 2025

      Pão de liquidificador fofinho: receita fácil e saudável

      agosto 12, 2025
    • Colunas
      • Giselle Dutra
      • Ranne Almeida
    Agência Cearense: O Ceará em FocoAgência Cearense: O Ceará em Foco

    O efeito borboleta: cientistas podem ter revelado mistério de 50 anos

    By Agência Cearensemarço 27, 2025 Ciência
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    a-imagem-apresenta-o-efeito-borboleta-hofstadter
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um novo estudo publicado na revista científica Nature revela que uma equipe de cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, afirma ter desvendado um grande mistério relacionado ao efeito borboleta.

    Mas não é o efeito borboleta que você está imaginando. Trata-se de um fenômeno teorizado pela primeira vez em 1976, conhecido como a borboleta de Hofstadter. Esse fenômeno, também chamado de padrão de borboleta quântica, foi previsto pelo físico estadunidense Douglas Hofstadter — o nome é uma homenagem ao cientista.

    É um tipo de padrão fractal que surge quando elétrons interagem com um campo magnético; quando observado, ele realmente se parece com as asas de uma borboleta.

    Apesar de ter sido teorizado há quase 50 anos, nenhum experimento havia conseguido observar o padrão da borboleta quântica em um material real. Pelo menos, até agora.

    No estudo, os pesquisadores conseguiram identificar a borboleta de Hofstadter durante um experimento de supercondutividade em grafeno com padrão de moiré. Uma curiosidade interessante é que a descoberta aconteceu por acaso.

    Durante esses testes de supercondutividade, um desalinhamento acidental acabou criando as condições perfeitas para o surgimento do padrão fractal. Os cientistas utilizaram duas camadas de grafeno organizadas em um padrão hexagonal, que possibilita a formação do efeito moiré. Foi justamente dentro desses pequenos cristais de moiré que os físicos conseguiram observar a borboleta de Hofstadter.

    Isso significa que este é o primeiro estudo a registrar, de forma experimental, o padrão da borboleta quântica em um material real. Pesquisas anteriores já haviam tentado observar esse fenômeno e, embora não tenham conseguido, trouxeram diferentes perspectivas e contribuíram para o avanço do conhecimento sobre o tema.

    A imagem apresenta a borboleta de Hofstadter, um padrão fractal quântico observado de forma direta pela primeira vez em um material real. (Fonte: Yazdani group)

    “Esses cristais moiré forneceram um cenário ideal para observar o espectro de Hofstadter ao submeter elétrons que se moviam neles a um campo magnético. Esses materiais foram extensivamente estudados, mas até agora a autosimilaridade do espectro de energia desses elétrons permaneceu fora de alcance”, disse um dos autores do artigo, Ali Yazdani, em um comunicado oficial.

    Apesar de ter sido a primeira vez que foi observada em um material real, a borboleta de Hofstadter já havia sido reproduzida na década de 1990, por meio de um dispositivo de micro-ondas com dispersores. Nos anos seguintes, foram realizados experimentos com gás de elétrons, substratos de nitreto de boro hexagonal, além de diversas simulações computacionais.

    Borboleta de Hofstadter

    Os fractais são comuns na natureza, comumente observados em plantas, flocos de neve, formações geológicas, entre outros. No reino quântico, eles são considerados raros, tanto que a borboleta de Hofstadter em materiais reais existia apenas na teoria até agora.

    Na previsão hipotética de Douglas Hofstadter, os níveis de energia de elétrons confinados em cristais bidimensionais, sob a influência de um campo magnético, formariam um padrão fractal semelhante às asas de uma borboleta.

    A recente descoberta começou em 2018, quando pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) compreenderam que elétrons confinados em materiais com cristais de moiré podem apresentar condições para a supercondutividade.

    A partir desse avanço, a equipe do novo estudo passou a investigar mais a fundo o comportamento da supercondutividade nesses materiais — por isso, utilizaram o grafeno.

    Durante a produção das amostras de grafeno, os pesquisadores empilharam e torceram duas folhas formadas por átomos de carbono, mas não conseguiram atingir o ângulo perfeito que planejavam para o estudo. Um padrão de moiré acabou se formando, mas de um jeito inesperado. Foi justamente isso que possibilitou a manifestação do padrão teorizado por Hofstadter.

    “Desde o trabalho original de Hofstadter, houve muitos experimentos e artigos maravilhosos sobre o assunto, mas, antes do nosso trabalho, ninguém havia realmente visualizado esse lindo espectro de energia. Nossa descoberta foi basicamente um acidente”, admitiu Nuckolls. “Não pretendíamos encontrar isso”, disse um dos principais autores do artigo, Kevin Nuckolls.

    Novas possibilidades quânticas

    Os pesquisadores utilizaram um microscópio de varredura por tunelamento (STM) para coletar imagens dos cristais de moiré com resolução atômica. Com isso, puderam analisar os níveis de energia no material e detectar o fenômeno; inclusive, inicialmente, não foi reconhecido como a borboleta teorizada há mais de 50 anos.

    Eles explicam que o STM foi essencial para o experimento, já que é um dos poucos instrumentos capazes de oferecer a sensibilidade necessária para medir a energia dos elétrons em materiais.

    o-gráfico-apresenta-os-resultados-do-estudo-sobre-a-borboleta-hofstadter
    A imagem apresenta um gráfico que mostra as mudanças nas energias dos elétrons (vertical) devido ao campo magnético (horizontal), resultando nas linhas coloridas que representa o padrão de Hofstadter. (Fonte: Yazdani group)

    “O STM é uma sonda de energia direta, que nos ajuda a relacionar de volta aos cálculos originais de Hofstadter, que eram cálculos de níveis de energia. Estudos anteriores sobre a borboleta de Hofstadter foram baseados em medições de resistência elétrica que não medem energia”, disse outro coautor do artigo, Myungchul Oh.

    Os autores sugerem que esse pode ter sido o motivo pelo qual estudos anteriores não conseguiram observar a borboleta de Hofstadter, pois se basearam em medições de resistência elétrica, e não diretamente na energia dos elétrons.

    Por enquanto, a pesquisa não apresenta nenhum tipo de aplicação prática direta na mecânica quântica, mas pode ser fundamental para futuros estudos sobre o tema. Como a borboleta de Hofstadter revela um espectro de estados topológicos, os autores afirmam que esses estados podem ser importantes para compreender melhor as propriedades quânticas observadas.

    Experimentos recentes revelaram padrões no comportamento de elétrons em materiais exóticos, que levantam hipóteses sobre novas formas de transmitir energia. Quer saber mais? Entenda como elétrons no limite podem oferecer a “energia perfeita”. Até a próxima!

    Fonte Matéria

    Faça seu comentário
    Ciência
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    LEIA TAMBÉM

    5 jogos de ciência para aprender brincando

    agosto 12, 2025

    Implante cerebral permite homem com paralisia controlar iPad com pensamentos

    agosto 12, 2025

    Como estão Hiroshima e Nagasaki 80 anos depois das bombas atômicas dos EUA?

    agosto 8, 2025
    LEIA +

    Receba notícias em seu e-mail

    Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias em primeira mão sobre tudo o que acontece no Ceará e no mundo em tempo real!

    Ceará

    PM apreende mais de 32 quilos de maconha em casa abandonada no bairro Granja Lisboa

    agosto 13, 2025

    Turismo internacional no Ceará cresce 35,9% e já atrai mais de 56 mil visitantes em 2025

    agosto 13, 2025

    Adolescente de 14 anos explica como salvou primo de engasgo em Fortaleza

    agosto 12, 2025
    Brasil

    Eduardo Bolsonaro diz que está “disposto a ir às últimas consequências para retirar” Moraes do poder

    agosto 14, 2025

    Brasil reciclou 97,3% das latinhas de alumínio em 2024

    agosto 14, 2025

    Trama golpista: Processo contra Bolsonaro e sete réus terá julgamento marcado

    agosto 14, 2025
    Mundo

    ONU alerta Israel e Rússia de que podem ser incluídos em lista de suspeitos de cometer violência sexual em conflitos

    agosto 13, 2025

    Morre Miguel Uribe, pré-candidato presidencial baleado há dois meses na Colômbia

    agosto 11, 2025

    À espera de Trump, Putin busca apoio da China e da Índia

    agosto 8, 2025

    Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

    agosto 1, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp RSS
    • Home
    • Ceará
    • Entretenimento
    • Tecnologia
    • Saúde e Bem-Estar
    • Redação
    © 2025 Agência Cearense - Desenvolvido por Abelha Soluções.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.