Biscoitos recheados São ultraprocessados de baixo valor nutricional e altamente calóricos. Esses alimentos costumam ser cheios de açúcar e outros carboidratos refinados, além de gorduras vegetais. Por isso, são hiperpalatáveis. Isto é: extremamente saborosos e nós conseguimos consumir uma grande porção “sem perceber”, exagerando na quantidade (e nas calorias).
Salgadinhos de pacote Têm a mesma lógica dos biscoitos recheados. Além de não fornecerem nutrientes para o organismo e serem hiperpalatáveis, contêm grande quantidade de sódio, nutriente que em excesso provoca inchaço e aumenta o risco de hipertensão.
Refrigerante A bebida tem calorias vazias, uma vez que não oferece benefícios nutricionais. A versão tradicional é rica em açúcar, sódio, corantes e saborizantes. Esse conjunto de elementos faz com que o refrigerante atrapalhe a perda de peso.
Macarrão instantâneo Também é um alimento cheio de calorias vazias, com ingredientes menos saudáveis que o “macarrão normal”, por exemplo. Feito com farinha branca, gordura vegetal, conservantes químicos, saborizantes artificiais e corantes, é rico em carboidratos e não fornece quantidades significativas de vitaminas, minerais e fibras.
Bolinhos, sorvetes e chocolates Doces industrializados, de forma geral, costumam ter grande quantidade de açúcar adicionado, carboidratos e gordura vegetal. E saber que essas doçuras estão no armário ou no freezer pode ser bastante tentador, especialmente para quem tem fissura por uma sobremesa depois da refeição.
Sucos de caixinha Você já ouviu falar que suco de fruta pode ter tanto açúcar e calorias quanto um refrigerante? Pois isso é verdade e ocorre até mesmo nas versões 100% naturais, que contêm o açúcar naturalmente presente nas frutas. Logo, não é indicado consumir livremente esses alimentos quando se busca perder peso. Os refrescos e néctares em caixinha merecem ainda mais atenção, pois contêm açúcar adicionado, corantes, conservantes, aromatizantes etc.

