A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, encerraram a cúpula bilateral na terça-feira (13) com um ato inusitado: eles tocaram bateria, juntos, ao som de sucessos do k-pop.
Em vídeo divulgado na manhã desta quarta (14) pelo gabinete da primeira-ministra japonesa, os líderes aparecem tocando o instrumento ao ritmo de músicas de grupos sul-coreanos que ganharam projeção internacional, caso do BTS, também conhecido como Bangtan Boys e um dos mais famosos do gênero.
Takaichi, conhecida por ser fã de heavy metal e praticante do instrumento, elogiou o desempenho do sul-coreano. “O presidente aprendeu a tocar bateria em apenas cinco ou dez minutos”, afirmou ela no vídeo.
Lee também comentou o episódio nas redes sociais. Em publicação no X, ele escreveu que, apesar de pequenas diferenças de tempo, os dois tentaram se ajustar ao ritmo um do outro. “Vamos criar uma relação voltada para o futuro, com um só coração”, publicou.
O gesto ocorreu após um encontro marcado por esforços de aproximação entre Tóquio e Seul, cujas relações diplomáticas foram historicamente tensionadas por disputas políticas e questões do passado. Sob a liderança de Takaichi e Lee, o diálogo tem assumido um tom mais cooperativo.
A movimentação destoa das críticas que Lee fez no passado em relação aos esforços dos governos de Seul para melhorar os laços com Tóquio. Após disputas históricas decorrentes do domínio colonial japonês sobre a Península Coreana, de 1910 a 1945, as relações entre os dois aliados dos EUA são tensas.
Na manhã de quarta, os dois também visitaram juntos o templo Horyuji, na cidade de Nara, terra natal da primeira-ministra japonesa, reforçando a tentativa de estreitar laços culturais.
Em declarações feitas na terça-feira, Takaichi e Lee afirmaram que pretendem aprofundar a cooperação em áreas como segurança e economia, num cenário de aumento das tensões no Leste Asiático. Ambos também se comprometeram a manter a chamada “diplomacia de vaivém”, com encontros frequentes entre os líderes.

