Jennifer Lopez está enfrentando um processo judicial por violação de direitos autorais. O motivo? Ela postou suas próprias fotos nas redes sociais. Segundo documentos apresentados à Justiça dos Estados Unidos e divulgados pelo LA Times, a artista teria publicado, sem autorização, duas fotos tiradas por um fotógrafo profissional na noite anterior ao Globo de Ouro deste ano. Agora, ela é alvo de uma ação movida pelo autor das imagens e pela agência que o representa.
De acordo com o processo, o fotógrafo Edwin Blanco e a agência Backgrid USA alegam que são os legítimos detentores dos direitos autorais das fotos em que Lopez aparece vestindo um casaco de pele branco e um vestido justo, enquanto chegava e saía da festa promovida pelos estúdios Amazon MGM e pela revista Vanity Fair, em Los Angeles. As imagens foram compartilhadas por Lopez no Instagram e no X (antigo Twitter) com a legenda “GG Weekend Glamour” e, segundo os autores da ação, permaneceram nas plataformas sem marca d’água visível.
GG Weekend Glamour ✨🤍 pic.twitter.com/Dgn819kOgf
— jlo (@JLo) January 5, 2025
Para Blanco e a Backgrid, a publicação não foi apenas pessoal, mas comercial. O processo afirma que Lopez usou as imagens “para promover suas aparições públicas, aumentar o engajamento dos usuários, incentivar o compartilhamento e dar credibilidade ao seu conteúdo patrocinado”, além de destacar os designers responsáveis pelas roupas e joias utilizadas na ocasião. “O uso não autorizado das imagens pela Sra. Lopez é de natureza comercial, com o propósito de autopromoção”, diz o documento.
Ainda conforme o advogado Peter Perkowski, que representa os autores do processo, ambas as partes haviam chegado a um acordo verbal sobre um valor de compensação. No entanto, segundo ele, a artista não assinou os documentos nem realizou o pagamento.
A ação pede uma indenização de até US$ 150 mil (aproximadamente R$ 850 mil) por cada imagem utilizada sem autorização, além de solicitar julgamento com júri. Até o momento, Jennifer Lopez e seus representantes não se pronunciaram publicamente sobre o caso. As fotos, inclusive, continuam em seus perfis.
Essa não é a primeira vez que Lopez se envolve em disputas judiciais semelhantes. Em 2019 e 2020, ela já havia sido processada por compartilhar fotos tiradas por terceiros. Celebridades como Dua Lipa, Gigi Hadid e Khloé Kardashian também já foram alvo de ações parecidas por publicarem registros de paparazzi em suas redes pessoais.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques