De acordo com os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na última semana, o Ceará registrou uma diminuição de 21,1% nos roubos de celulares em 2025. Ao todo, foram 15.281 aparelhos subtraídos no estado, o que representa 4.081 ocorrências a menos do que em 2024, quando foram registrados 19.362 casos.
O resultado do trabalho das Forças de Segurança do Estado foi impulsionado pelo Programa Meu Celular, do Governo do Ceará, que já realizou a devolução de 11.695 mil aparelhos desde seu lançamento. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS.
Em outubro do ano passado, foi entregue mais um lote de aparelhos celulares recuperados pelo Programa Meu Celular. Na ocasião, o programa chegou à marca de 10.500 celulares recuperados por meio dos trabalhos das Forças de Segurança do Estado.
O balanço final de 2025 apresentado pela SSPDS também demonstra que os números de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) tiveram uma redução de 21,9% em todo estado. Os furtos também registraram uma retração de 8,9%.
Programa Meu Celular
O programa Meu Celular é uma plataforma online, desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, que possibilita aos cidadãos cadastrarem o número de Identidade Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) de um ou mais telefones celulares de sua propriedade.
Saiba como funciona
O usuário cria um perfil no site do programa, informando dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

