O Ceará deu, nesta segunda-feira (1º), um passo decisivo para se consolidar como um dos principais polos tecnológicos do Brasil. O Observatório Nacional (ON), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, iniciou a instalação de uma referência primária de tempo baseada em um relógio atômico de césio no datacenter da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).
O equipamento é o mais preciso do mundo e garante sincronização temporal com erro inferior a 1 nanossegundo por dia, padrão usado em sistemas críticos globais.
A escolha pelo Ceará não foi por acaso. Segundo o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, o datacenter estadual abriga o segundo maior ponto de troca de tráfego de dados do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Agora, o ecossistema passa a operar com um nível de precisão antes dependente de redes estrangeiras.
“Esta é mais uma etapa concreta de fortalecimento da infraestrutura digital crítica brasileira, reduzindo vulnerabilidades externas e aumentando a competitividade do ecossistema nacional de internet”, afirmou Figueirêdo.
A instalação, que deve ser concluída até quinta-feira (4), está sendo conduzida pelo chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira, Ricardo José de Carvalho, ao lado do técnico Paulo Guerra, ambos do ON, em parceria com Ícaro Assis, responsável pelo datacenter da Etice. O Ceará é o primeiro estado do Nordeste a receber o serviço.
Precisão “cearense” para toda a rede
Com o funcionamento do relógio de césio, a velha expressão “precisão britânica” ganha um concorrente direto. O dispositivo passa a transmitir a hora legal para todas as redes conectadas à internet no Ceará, garantindo sincronização de altíssima exatidão para computadores, celulares e serviços digitais.
O sistema funciona de forma totalmente independente de satélites estrangeiros, oferecendo mais segurança e soberania a operações como:
- transações financeiras e comerciais;
- certificação digital;
- redes 5G;
- aplicações em blockchain;
- sistemas que exigem carimbo de tempo auditável.
O serviço será oferecido gratuitamente às redes conectadas ao IX.br Fortaleza pelo endereço ntp.ce.ix.br (que estará no ar em breve), com redundância assegurada pelos demais pontos do NTP.br.
Fortaleza na rota mundial da conectividade
A iniciativa é realizada em parceria com o IX.br, projeto do CGI.br e operado pelo NIC.br, responsável pelos 59 Pontos de Troca de Tráfego (PTT) ativos no País. Fortaleza, um dos maiores hubs de conectividade da América Latina, se torna o primeiro hub nordestino a receber um servidor Stratum-1 disciplinado diretamente por um padrão primário de césio do Observatório Nacional.
Na prática, isso significa mais robustez e confiabilidade para bancos e bolsas de valores; operadoras de telecomunicações; provedores de internet; sistemas públicos; e empresas que dependem de sincronização precisa para segurança, registros e auditoria.
Brasil avança em soberania digital
A implantação integra o Projeto Tempo Brasil, por meio do qual o ON e o NIC.br planejam equipar os principais datacenters regionais com padrões primários de tempo, colocando o País entre as poucas nações do mundo com uma rede nacional de sincronização totalmente soberana. Com o relógio de césio instalado na Etice, o Ceará assume protagonismo e reforça sua posição estratégica no mapa digital.

