Com as precipitações entre ontem e a manhã desta segunda-feira (22), o Ceará voltou a registrar chuvas em mais de 60 municípios, após quase cinco meses. A última vez que isso ocorreu foi em 29 de julho, quando choveu em 71 das 184 cidades cearenses.
Desta vez, a chuva banhou 65 dos 184 municípios, sobretudo na região do Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Em 16 cidades, as precipitações foram intensas, superando o volume de 50 milímetros.
As cidades que receberam as maiores chuvas foram Quixelô (123 milímetros), Várzea Alegre (102 mm), Iguatu (88 mm), Farias Brito (82 mm) e Assaré (72 mm).
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações ocorrem pela presença de nebulosidade em grande parte do território do Ceará associado a borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
O VCAN é o sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco — atualmente o seu centro encontra-se na Bahia —, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.
Previsão
Para o restante desta segunda-feira (22) é esperada a manutenção da instabilidade atmosférica, favorecendo céu nublado em grande parte do território cearense. Durante a noite, as chuvas tendem a retornar no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns, com intensidade variando de fraca a moderada.
Amanhã (23), a Funceme espera a redução da nebulosidade no estado. Ainda assim, podem ocorrer chuvas isoladas, principalmente no sul e em algumas áreas da faixa litorânea durante a madrugada, e na porção noroeste durante a tarde.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, nesta segunda-feira é esperado predominância de céu nublado. Na madrugada e no início da manhã de terça-feira, podemos ter o céu parcialmente nublado, com chuvas isoladas. No decorrer do dia, o sol deve predominar.

