A abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara Municipal de Fortaleza foi marcada, nesta segunda-feira (2), pela destaque ao debate da Tarifa Zero no transporte público da capital. Durante coletiva à imprensa, o prefeito Evandro Leitão (PT) falou sobre a importância da pauta e reconheceu o protagonismo do vereador Aglaylson (PT) na construção dessa agenda.
Evandro afirmou que, no final de 2025, recebeu em seu gabinete o vereador Aglaylson, ao lado do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero na Câmara dos Deputados, para tratar da viabilidade da medida em Fortaleza. Segundo o prefeito, a capital já reúne condições favoráveis para avançar no modelo, uma vez que apenas cerca de 9% dos usuários pagam a passagem integralmente, enquanto a maior parte utiliza vale-transporte ou possui algum tipo de gratuidade.
“O vereador Aglaylson é uma das pessoas que têm esse projeto em mente. Nós já temos um caminho importante construído, mas precisamos abrir tratativas com o Governo Federal e com o Governo do Estado, porque essa é uma política que exige articulação entre os entes”, afirmou Evandro.
Durante a solenidade, o prefeito também anunciou que pretende solicitar audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprofundar a discussão e construir uma proposta conjunta que permita a Fortaleza se tornar uma das primeiras capitais do Brasil, senão a primeira, a implantar a Tarifa Zero. Segundo ele, as tratativas com o Governo Federal devem ser iniciadas ainda em 2026.
Vice-líder do governo na Câmara e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o vereador Aglaylson vem defendendo a Tarifa Zero como política estruturante de democratização do acesso à cidade. Para o parlamentar, o atual modelo de financiamento do transporte coletivo é insustentável e penaliza a população.
“O sistema, da forma como está montado, tende a ficar mais caro e oferecer um serviço cada vez pior. Essa discussão não é apenas sobre tarifa, é sobre direito à cidade”, afirmou o parlamentar.
Com a retomada dos trabalhos legislativos, a Tarifa Zero desponta como uma das principais pautas do ano na Câmara Municipal. A CCJ, sob a presidência de Aglaylson, terá papel estratégico para garantir que o debate avance com segurança jurídica, transparência e foco no interesse público, fortalecendo a possibilidade de Fortaleza liderar uma transformação histórica na mobilidade urbana brasileira.
(Foto Mateus Dantas)

