Fortes chuvas e vias alagadas compõem a manhã desta terça-feira (27) em Fortaleza. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o cenário deve permanecer assim ao longo do dia. A chuva de 125 mm em um intervalo de 24h, entre às 7h de ontem (26) e 7h de hoje (27), é a maior do Ceará em 2026. Bairros como Lagamar, Genibaú, Benfica passam por diversos transtornos.
Moradores de Fortaleza também relatam trânsito lento e dificuldade em conseguir corridas por veículos de aplicativo. A avenida Alberto Craveiro já apresenta engarrafamento mediante as águas das chuvas e na Rua Aloísio Lorscheider, no Bairro Jóquei Clube, um poste tombou, bloqueou a via e danificou a rede elétrica.
Entre as ruas alagadas na cidade de Fortaleza estão:
- Av. Pontes Vieira
- Av. Raul Barbosa
- Av. Desembargador Moreira
- Rua Andrade Furtado
- Av. Monsenhor Salazar
- Av. Sabino Monte
- Rua Vicente Linhares
Nesta manhã, as chuvas tendem a se intensificar na faixa litorânea e no sul do Ceará, podendo ocorrer com intensidade moderada a forte. À tarde, a maior concentração de chuva deve se deslocar para a porção noroeste do estado, região próxima à divisa com o Piauí. Há possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento associadas aos episódios mais intensos.
Maiores chuvas do dia
Conforme a Funceme, pelo menos 143 cidades registraram precipitações no último intervalo. Os maiores volumes ocorreram em Fortaleza (125 mm); Jijoca de Jericoacoara (102 mm); Granja (91 mm); Moraújo (89 mm); Maracanaú (85 mm); Iguatu (84,5 mm); Cedro (83 mm); Lavras da Mangabeira (80 mm); Maracanaú (80 mm); Chaval (79 mm); e São Gonçalo do Amarante (72 mm).
O Ceará segue com cenário favorável e persistente para a ocorrência de chuvas até quinta-feira (29), pelo menos. De acordo com a previsão meteorológica, o céu deve permanecer encoberto durante a maior parte do dia em todo o território cearense, com registros de precipitações de intensidade moderada a forte, podendo ser acompanhadas de raios em diferentes macrorregiões do Estado.
Nas áreas litorâneas, as chuvas mais intensas são esperadas principalmente durante a manhã e o início da tarde. Já no período da tarde, as precipitações devem se concentrar no noroeste e no centro do Ceará, abrangendo o Litoral Norte, a Ibiapaba e as regiões do Sertão Central e Inhamuns. À noite, a tendência é de enfraquecimento das chuvas no centro-norte, enquanto o sul do Estado deve registrar aumento da instabilidade, com destaque para o Cariri, o sul do Sertão Central e Inhamuns e o sul da Jaguaribana.
A continuidade das chuvas pode provocar transtornos à população, especialmente alagamentos em áreas urbanas. As temperaturas permanecem mais amenas em todas as regiões do Estado.
Para a quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), a previsão aponta redução dos acumulados diários em comparação com esta terça. Ainda assim, algumas regiões seguem com condições favoráveis à ocorrência de chuvas. No litoral, as precipitações devem ocorrer entre a madrugada e a manhã, com intensidade fraca a moderada e de forma mais localizada. No noroeste do Estado, as chuvas são esperadas no período da tarde, com intensidade moderada. Já no Cariri, no sul da Jaguaribana e no sul do Sertão Central e Inhamuns, as precipitações devem se concentrar durante a madrugada.
As chuvas estão associadas a efeitos locais e a áreas de instabilidade ligadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O afastamento gradual desse sistema deve contribuir para a diminuição dos volumes de chuva nos próximos dias. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se mais ao sul, favorecendo o aumento da nebulosidade sobre o oceano Atlântico e áreas próximas ao litoral cearense.
Fortaleza e Região Metropolitana
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, para quarta (28) e quinta-feira (29), a tendência é de redução das precipitações, embora ainda haja condições favoráveis para chuva nos períodos da madrugada e da manhã. Nos demais horários, o céu deve apresentar poucas nuvens.

