A Prefeitura de Fortaleza vai inaugurar, na próxima segunda-feira (12), o primeiro ponto de apoio a motoristas por aplicativo. Sob o viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior com a Santos Dumont, no Papicu, a “Paradinha” é voltada tanto a motoristas de carro como de moto que atuam com entregas ou realizando viagens por meio de plataformas como Uber e 99.
A iniciativa foi um compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão (PT) em 2024, ainda como candidato ao pleito municipal. A previsão é de que mais seis novos pontos de apoio sejam construídos ainda em 2026.
Como divulgou a Prefeitura, o espaço vai contar com vagas sinalizadas, área de convivência e descanso, banheiros, pontos de hidratação, tomadas para carregamento de celular, armários e calibragem de pneus.
A ação, de responsabilidade da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), tem como objetivo “oferecer melhores condições de descanso e suporte para os profissionais, que enfrentam longas jornadas de trabalho nas ruas da cidade”, como informou a gestão municipal.
Inclusão de motoristas por app em políticas públicas
O presidente da Etufor, George Dantas, já havia destacado que, em Fortaleza, o transporte por aplicativo já é mais utilizado que coletivos e veículos próprios, o que motivou a gestão a pensar em uma estratégia de incluir esses profissionais.
“As Paradinhas são espaços de apoio, pois eles passam, às vezes, mais de 10 ou 12 horas trabalhando e acabam descansando em postos de gasolina, estacionamentos ou farmácias”, afirmou.
Ainda conforme ele, a Paradinha do Papicu vai dar uma nova destinação ao espaço que vinha sendo utilizado como estacionamento irregular e moradia para pessoas em situação de rua.
A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) visitou o local e realizou uma “abordagem de acolhimento às pessoas”, como concluiu o presidente da Etufor.

