A então vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse como presidente interina do país nesta segunda-feira (5), após o sequestro de Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos, no último sábado (3). Delcy prestou juramento nesta segunda-feira (5) perante a Assembleia Nacional do país.
“Estou aqui com tristeza pelo rapto de dois heróis que estão reféns nos Estados Unidos. (…) Tenho também a honra de prestar juramento em nome de todos os venezuelanos“, disse Rodríguez.
O Supremo Tribunal venezuelano indicou Delcy Rodríguez como chefe de Estado por um mandato renovável de 90 dias. Tanto o Exército como a Assembleia Nacional reconheceram Delcy Rodríguez como presidente em substituição de Nicolás Maduro.
Entenda
Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram processados por tráfico internacional de drogas, acusação que, até o momento, não teve provas apresentadas publicamente pelo governo dos Estados Unidos. Após o desembarque nos EUA, o casal foi transportado de helicóptero até Manhattan, onde ficou inicialmente sob custódia na sede da DEA.
No sábado, em coletiva de imprensa, o presidente Donald Trump fez sua primeira manifestação oficial após a invasão militar na Venezuela e a captura de Maduro. Trump afirmou que o próprio governo norte-americano passará a administrar o país latino-americano até que seja possível realizar uma transição de poder.
Segundo autoridades dos EUA, a operação militar envolveu cerca de 150 aeronaves e foi planejada ao longo de vários meses. O presidente americano não soube estimar por quanto tempo Washington deverá exercer controle direto sobre a Venezuela, que possui uma fronteira superior a dois mil quilômetros com o Brasil. Ainda assim, indicou a possibilidade de diálogo com a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, sobre a formação de um eventual governo interino.

